Roteiro de conteúdo

Vamos começar a criação do seu conteúdo?

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Você tem alguma dúvida sobre o que preencher?  

Vá descendo a tela e leia nossas instruções e dicas.


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Olá, muito prazer!

Um roteiro de conteúdo traz algumas vantagens:


• Poupa tempo

• Otimiza o seu investimento

• Produz os melhores resultados

• Ajuda você a preparar o briefing do seu conteúdo

De 6 a 8 minutos

Este é o tempo que você vai gastar preenchendo o nosso roteiro de conteúdo.

Quem é a PERSONA do seu conteúdo?

As personas são personagens semi-fictícios que representam o leitor (ou comprador) ideal.


Exemplo: JOANA, 28 ANOS, JORNALISTA

Descrição do trabalho: Trabalha em uma agência digital produzindo conteúdos para blogs e, quando necessário, também faz redação para peças publicitárias.


Objetivo: Conseguir se tornar uma profissional mais estratégica, de gerência.

Desafio: Aprender um pouco mais do conteúdo e ter oportunidades para aplicar na prática estes conceitos aprendidos.

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Qual é o funil do seu conteúdo?

O funil é um processo estratégico que acompanha e conduz o leitor. Isso é feito desde o momento em que ele conhece o seu conteúdo até uma decisão final, como a compra de um produto. O funil se compõe de 3 partes:


TOPO: Parte mais ampla do funil. É onde ocorre a descoberta e o interesse.

MEIO: Momento de tirar as dúvidas da persona. É onde surge a consideração e a intenção.

FUNDO: Parte mais específica do funil. Aqui acontece os processos de avaliação e de decisão.

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Seu conteúdo será com SEO?

A sigla SEO vem do inglês e significa 'otimização para mecanismos de busca'. SEO envolve melhorias que podem ser feitas tanto na estrutura quanto no conteúdo de uma página para que ela ganhe posições dentro

dos resultados de buscas.


Descreva nessa parte sugestões de títulos, subtítulos (também chamados de intertítulos), palavras-chave, imagens, tags e tudo o que poderia interferir no bom ranqueamento do conteúdo.

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Qual a linguagem do seu conteúdo?

Cada persona e cada público-alvo gosta de ler informações com um tipo específico de linguagem. Não existem muitas regras a respeito do método mais assertivo, mas alguns exemplos específicos são:


Linguagem Formal (ou Culta): envolve o uso correto das normas gramaticais.

Linguagem Informal (ou Coloquial): é o jeito de falar do cotidiano, ou seja, espontâneo e despretensioso.

Linguagem Técnica: utiliza termos apurados da área específica do conteúdo. Por exemplo, se o texto é institucional, ele precisa usar palavras do ramo de negócios em questão, seja ele comercial, habitacional, industrial ou outro.

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Pitch do conteúdo

É o resumo do que deve ser escrito em cada texto. O que pode ser incluído no pitch?


• Coesão e coerência

• Direcionamento para o que deve ser trabalhado no texto

• Exposição de pontos que devem ser tratados

• Ênfase no que deve ser evitado

• Informações sobre o cliente

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Observações

É o ponto onde você pode acrescentar detalhes que não foram incluídos antes.


Quais são alguns deles?


• Tamanho de cada texto (em quantidade de palavras)

• Links de referência

• Sugestões de pesquisa

• Links, mídias e posts que podem ser incorporados

• Ganchos entre as partes do texto

• Funções da linguagem, como: expressiva, apelativa, referencial,

metalinguística, factual, poética, etc.

• Posicionamento de ideias

• Detalhes sobre revisão, ajustes e entrega do conteúdo

Vamos ao preenchimento?

Roteiro de conteúdo

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Com a palavra: Nossos especialistas

"Meu Redator foi criado por jornalistas e tecnólogos que compartilham uma visão de um mundo melhor por meio de relações de trabalho colaborativas. Aqui o conteúdo é rei, e a qualidade é regra. Nossa missão é construir equipes personalizadas para cada cliente, visando garantir seu sucesso."

Juliano Franco Duarte

CTO @ Meu Redator.

O Meu Redator tem ajudado diversas empresas a crescer por meio da produção criativa de conteúdo. Somos especialistas em SEO e conteúdos desenvolvidos para gerar tráfego no Google. Deixe a Fantástica Fábrica de Conteúdo lhe apresentar resultados mágicos.